Dica da semana: Pós-Treino o que consumir?

Posted: Novembro 6, 2013 in Uncategorized
Tags:

Image

Dica da semana

Pós-Treino o que consumir?
Escuto todo tipo de receita no dia a dia da academia. Muitas sugestões interessantes e muitas baboseiras, então, resolvi tirar algumas duvidas.

Por: Leonardo Oliveira
Nutricionista

O organismo pós-treinamento está em fase de recuperação das reservas energéticas que foram gastas no exercício e em fase de regeneração das fibras musculares lesionadas nos exercícios de hipertrofia principalmente.

A energia gerada no processo provém da queima (metabolismo) de vários nutrientes principalmente, creatina, carboidratos, gorduras e proteínas, uns mais outros menos dependendo do tipo de treinamento, tempo e intensidade.

Todo processo de quebra, metabolismo, de nutrientes para gerar energia exige água, por isso, a importância da hidratação durante o treinamento e pós-treino.

Na fase de recuperação dos estoques de energia, o organismo demanda glicose e na fase de regeneração muscular o organismo demanda proteína de rápida absorção. Assim, nesta fase devemos fornecer uma mistura equilibrada de carboidratos e proteínas para recuperar as reservas, brecar o catabolismo, acelerar remoção do lactato e iniciar os processos de regenerativos musculares.

Portanto, é conveniente que na fase do pós-treino o uso de uma mistura de 60g de carboidratos simples e 30g de proteínas de rápida absorção. Excelentes suplementos para esse fim são os PÓS-TREINOS específicos.

Apesar de não achar ideal o uso de apenas de Whey Protein no pós-treino, é uma opção desde que faça-se uso de uma bebida carboidratada ou um suplemento de carboidrato durante o treinamento para elevar os níveis de glicose e ajudar na reposição de carboidratos.

Outros suplementos essências no pós-treino são: os BCAA, a glutamina, um antioxidante é importante para diminuir o estresse muscular.

Resumindo
Usa-se para pós-treino imediato:
1. Malto (carboidrato de alto índice glicêmico)
2. Whey protein (de preferência hidrolizado)
3. BCAA para redução do catabolismo muscular e fadiga central
4. L-Glutamina
5. Antioxidante (Variação entre vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis)

Assim, sua alimentação pós-treino está completa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s