O Método Pilates (ou simplesmente Pilates)

Posted: Outubro 24, 2011 in Boletim V01ED02, Modalidades, Pilates, Reportagens
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Pilates

O Método Pilates (ou simplesmente Pilates) é um sistema de exercícios desenvolvido no início do século 20 por Joseph Pilates. Joseph chamava seu método de Contrologia, referência ao encorajamento do uso da mente em controlar os músculos.

O programa foca-se em posturas musculares que ajudam a manter o corpo balanceado e são essenciais no suporte à espinha dorsal. Particularmente, os exercícios Pilates ensinam percepção da respiração, alinhamento da espinha, e fortalecimento dos músculos profundos do torso, que são importantes para aliviarem e prevenirem dores nas costas.

Joseph Pilates no estúdio em Nova Iorque com sua esposa Clara e sobrinha Mary.

História
Joseph Pilates preferia poucos mas precisos movimentos, exigindo controle e forma. Ele acreditava que a saúde mental e física era essencial uma à outra, e criou o que proclama ser um método de total condicionamento do corpo enfatizando alinhamento correto, centralização, concentração, controle, precisão e movimentos fluídos, os “Princípios de Pilates”.

As aulas de Pilates ajudam a construir força e flexibilidade, com enfâse no alongamento do corpo e alinhamento da espinha, ao invés de simplesmente aumentar a massa muscular. O foco de Pilates está na região denominada “central da força”, que inclui os músculos abdominais e a parte inferior das costas. Por causa desse foco, Pilates não é popular apenas no campo dos exercícios, mas também em reabilitações. O método pode ser usado para progredir indivíduos em movimentos que representam suas atividades diárias. O foco no fortalecimento dos músculos centrais e melhorias na postura são especialmente indicados para aliviar e prevenir dores nas costas.

Princípios
Pilates segue príncipios bem fundamentados fisicamente e teoricamente. Não são apenas uma coleção de exercícios, mas um método, desenvolvido e refinado em mais de oitenta anos de uso e observação. Enquanto Pilates deriva de diversos estilos de exercícios, existem certas regras que trazem todos eles juntos.

Mente sobre matéria
O elemento central de Pilates é criar uma fusão entre o corpo e a mente, para que sem pensar sobre o assunto, você se mova com economia, graça e balanço no dia a dia; usando seu corpo de forma vantajosa, usando seus pontos fortes, contra-atacando os pontos fracos, e corrigindo os problemas. Para produzir união entre corpo e mente sem reparar, o método requer que nos exercícios você esteja atento enquanto realiza os movimentos. Atenção é vital é mais importante que outros aspectos dos movimentos do método.

Respiração
Joseph Pilates acreditava na movimentação das células do corpo através da circulação do sangue para eliminação dos detritos relacionadas à fatiga. Para que o sangue faça seu trabalho corretamente, ele deve ser carregado com oxigênio através da respiração correta. Inalação e exalação completas são partes de todos os exercícios de Pilates. É atribuído à Joseph a seguinte frase: “Esprema o pulmão como se você estivesse secando uma toalha usada”. A respiração deve ser realizada com concentração, controle e precisão. Deve ser coordenada com cada movimento. Cada exercício acompanha instruções específicas de respiração. Nas palavras exatas do próprio Joseph: “Mesmo que você não siga nenhuma das outras instruções, aprenda a respirar corretamente.”

Centralização
Pilates chamou o grande grupo de músculos em nossos centros – compreendendo o abdômen, parte de baixo das costas, quadris e bumbum – de “central da força”. Toda a energia dos exercícios começa na central de força e flui para as extremidades. Energia física é jorrada do centro para coordenar os movimentos. Pilates acreditava que era importante construir uma forte central de força para depender dela no dia a dia.

Concentração
O método de Pilates demanda foco intenso. Por exemplo, a região pélvica pode ser demandada em exercícios feitos em pé para fortalecer o tríceps. Os iniciantes aprendem a prestar atenção cuidadosa ao corpo, começando com bem pequenos e delicados, mas fundamentais movimentos e respiração controlada.

Controle
Um dos núcleos do método é a idéia de controle muscular, sem espasmos. Todo exercício de Pilates deve ser feito com controle absoluto de todas as partes do corpo, para prevenir machucados e produzir resultados positivos. Não é sobre a intensidade, ou múltiplas repetições de movimentos, mas sim sobre a forma correta de conseguir resultados com segurança e eficiência.

Precisão
Todos os movimentos no método de Pilates tem um propósito. Toda instrução é vitalmente importante para o sucesso como um todo. Deixar de lado quaisquer detalhes é derrotar o valor intrínsico do exercício. O foco está em realizar um movimento preciso e perfeito, requerendo empenho. Eventualmente essa precisão fica instintiva, e penetra no dia a dia como graça e economia nos movimentos.

Fluidez
Os exercícios de Pilates são feitos com fluidez. Não existem movimentos estáticos ou isolados. Concentração e ciência do corpo substituem os movimentos rápidos e imprecisos dos outros métodos. Graça de movimento é enfatizada ao invés de velocidade; em última instância os movimentos devem ser sentidos como um longa corda de violino. Músculos uniformemente desenvolvidos complementam uma boa postura. Entretanto, caso usem aparelhos, os praticantes devem sempre lembrar de configurá-los corretamente.

Recentemente o termo Pilates ficou bastante conhecido, e como resultado, aspirantes encontram informações conflitantes sobre o que realmente ele é e quais credenciais procurarem nos instrutores. Infelizmente, com a meteórica popularidade, inúmeros imitadores e instrutores sem qualificação apareceram em academias e até em propagandas na televisão. E existem diversos cursos “rapidinhos” que dão certificação em poucos finais de semana. Portanto iniciantes são encorajados a pesquisarem bem suas opções, pois correm o risco de se machucarem seriamente caso sigam os exercícios errados.

Adaptado de: http://www.inerciasensorial.com.br

Reportagens:

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